sexta-feira, 20 de abril de 2012

Lentes fotossensíveis ou incolores?


Ponto de vista do Dr. Newton Kara José: Lentes fotossensíveis ou incolores?
A dúvida entre escolher uma lente fotossensível e uma comum, de resina, continua. Apesar das lentes fotossensíveis conquistarem cada vez mais adeptos entre os consumidores, alguns pacientes continuam confusos no momento da decisão.
Para auxiliar na escolha e mostrar a vantagem de cada tipo de lente, o oftalmologista Newton Kara José, professor titular da USP e da UNICAMP, preparou um estudo com 30 pessoas. A Transitions foi comparada à lente incolor comum. O resultado? A lente fotossensível teve melhor desempenho em ambiente externo. Em entrevista para a revista Linha Médica, o doutor comentou os resultados e as principais diferenças entre os dois tipos de lentes.
Durante o estudo realizado, as lentes fotossensíveis Transitions tiveram desempenho superior às lentes incolores de resina em atividades externas. Em sua opinião, a que se deve esse feito?
Moramos em um país tropical, onde a concentração de luz, a claridade e os raios UVA e UVB são grandes. Sem o cuidado necessário, pode afetar nossa estrutura ocular e prejudicar a córnea e a retina. Na Austrália, parecida com o Brasil nesse aspecto, as lentes fotossensíveis são indicadas desde o período escolar. Crianças já são acostumadas desde cedo, já que a ação do raio ultravioleta é cumulativa. Quanto antes começar a proteger, melhor. A maioria prefere as lentes que absorvem a luz por diminuir o desconforto causado por superfícies claras e planas, metálicas ou com reflexo. Quanto maior a claridade, maior a diferença entre as duas lentes. Esse conforto e proteção foram determinantes na preferência pelas lentes Transitions.

Há diferenças entre as lentes Transitions e as lentes incolores em ambiente interno?
O ambiente interno, com a lâmpada fluorescente também agride os olhos e exige proteção. As lentes fotossensíveis auxiliam tanto em um ambiente externo como em um ambiente interno. Opiniões variam de pessoa para pessoa, mas é claro que, em questão de proteção, a fotossensível supera as incolores de resina em ambiente interno e externo.

As lentes incolores continuam sendo ligeiramente preferidas em ambientes interno?
Muitos dos que preferem as incolores de reina desconhecem as vantagens do uso de lentes fotossensíveis, inclusive em ambiente interno. As lâmpadas de escritórios agridem os olhos caso não seja utilizada uma proteção. Minha experiência como oftalmologista me ensina que é impossível agradar todos os pacientes. Eu sempre aconselho a usar lentes adaptáveis, pois o benefício é um diferencial.
Como as lentes fotossensíveis e as incolores influenciam o olhar de quem usa lentes de grau?
O efeito é o mesmo. A qualidade da visão permanecerá boa. A diferença fica restrita ao conforto e á proteção contra raios UVA e UVB. Neste aspecto, as lentes adaptáveis se destacam.

A que tipo de paciente você recomenda as lentes de reina e as lentes Transitions?
Depende do paciente. Quanto mais pessoa convive com o excesso de luminosidade, mais ela precisará de proteção. Nesse caso, lentes fotossensíveis são altamente recomendadas. Eu sempre aconselho a usar esse tipo de lente e as utilizo inclusive no meu consultório.

Fonte: Revista Linha Médica Abril de 2012- Edição nº 36 /www.transitions.com.br