quarta-feira, 4 de abril de 2012

Como conviver com a baixa visão na infância?

Compreender que o sentido da visão funciona melhor em conjunto com outros sentidos.

-Lembrar que a experiência e o processo de aprendizagem são muito mais importantes do que o quanto a criança vê para desempenhar uma tarefa.
-Encorajar a coordenação de movimentos com a visão, principalmente os das mãos.
- Estar ciente da diferença entre nunca ter tido boa visão e tê-la perdido após dois anos.
- Permitir ampla liberdade para mover-se, pois é nesse momento que a visão começa a se desenvolver mais consistentemente.
-Evitar a superproteção, deixando, por exemplo, que ocorram pequenas quedas por erro de apreciação de distância ou falha em ver um objeto.
-Encorajar a criança a olhar e mover-se nos primeiros anos de vida, proporcionando-lhe maiores chances de usar significativamente a visão mais tarde.
-Encorajar a exploração em ambientes externos.
-Pendurar ao redor do berço todo tipo de esímulos, com cores contrastantes.
-Movimentar objetos lentamente e encorajá-la a seguir com os olhos. Por volta de 4 meses deve alcançá-lo.
- Auxiliar o bebê a movimentar-se para perto dos objetos, combinando a estimulação tátil com a visual.
-Usar a palavra "olhe" constantemente.
-Mostrar figuras familiares de revistas e livros; aproximar dos olhos da criança para que seja encorajada a ver.
-Estimular a criança a olhar para aspectos como cor, forma e encorajá-la a tocar nos objetos enquanto olha.
-Dar-lhe tempo para olhar os livros e as revistas, chamando atenção para os objeto familiares. Pedir-lhe para descrever o que vê.
-Evitar o fracasso, principalmente no início das experiências visuais.

Fonte  : FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS
Autoria: Lima, Eliana Cunha