segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Células embrionárias podem recuperar a visão


As células estaminais embrionárias podem ser a chave da regeneração da retina podendo no futuro devolver a visão aos cegos, sugere um estudo publicado na “Cell Stem Cell”, avança o site alert®.

“Este é um marco importante para uma nova geração da medicina regenerativa”, revelou, em comunicado de imprensa, o principal autor do estudo, Yoshiki Sasai, o qual demonstrou que estas células podem diferenciar-se espontaneamente no tecido que se desenvolve na região do olho e que permite as pessoas verem.

Durante o desenvolvimento embrionário, o tecido sensível à luz que cobre a parte posterior do olho, a retina, forma-se a partir de uma estrutura conhecida por cálice óptico. Neste estudo, os investigadores do RIKEN Center for Developmental Biology, no Japão, demonstraram como esta estrutura surgiu, de forma espontânea, a partir de células estaminais embrionárias humanas (hESCs) capazes de se diferenciarem em vários tecidos como resultado dos métodos de cultura de células específicos.

Os investigadores verificaram que estas células conseguem formar uma estrutura tridimensional correta e as duas camadas do cálice ótico, incluindo uma que contem um grande número de células sensíveis à luz, os chamados fotorrecetores. Como a degeneração da retina resulta do dano destas células, este tecido poderia ser ideal em caso transplante.

Para além das implicações clínicas, este estudo provavelmente acelerará a aquisição de novos conhecimentos na área da biologia do desenvolvimento.

Neste estudo os investigadores constaram ainda que o cálice ótico resultante da diferenciação das hESCs é muito maior do que aquele previamente observado pelos mesmos investigadores, e derivado de células estaminais embrionárias de ratinho, o que sugere que estas células contêm instruções inatas específicas de cada espécie.

Fonte: rcmpharma