terça-feira, 31 de julho de 2012

Ardência nos olhos em frente ao computador pode ser evitada

Ficar várias horas seguidas em frente ao computador faz com que muitas pessoas diminuam a intensidade do ato de piscar os olhos. O oftalmologista de Itapetininga (SP), Quirino de Jesus Lopes, 60 anos, explica que, quando a pessoa está atenta com suas tarefas em frente ao computador, ela acaba piscando menos.
O piscamento, como é chamado pelo oftalmologista, tem a função de lubrificar os olhos naturalmente. Com a redução, o internauta pode sentir ardor, queimação, ressecamento, desconforto, cansaço visual e até lacrimejamento. Esses sintomas são chamados de Síndrome do Uso Excessivo do Computador.
Segundo Lopes, esse tipo de ocorrência é comum nos dias de hoje. “Muitas pessoas usam o computador por muito tempo, seja para trabalhar ou para se divertir. A situação é ainda mais comum entre os jovens, que passam horas com os games ou na internet”, afirma.
O consultor de vendas Fernando Augusto da Silva, 20 anos, conta que utiliza o computador durante todo o dia. "Logo que acordo, já vejo meus emails. Vou para o trabalho e fico o tempo todo em frente ao computador. Quando não estou no trabalho, estou em casa e, as vezes, levo meu notebook até nas viagens. Até mesmo os livros leio no computador".
O jovem comenta que, às vezes, sente os olhos lacrimejar ou mesmo ressecado no fim do dia. "Quando vou dormir, parece que tem areia nos meus olhos", diz.
O estudante Vitor Viana, de 26 anos, é outro adepto do mundo virtual. Ele também comenta que passa horas usando o computador. "Quando estou no computador, sinto meus olhos lacrimejando. Dá a sensação de que estava no escuro". Ele também confessa que, quando chega ao fim do dia, sente seus olhos bem cansados. A sua tática para aliviar o mal estar é fechar os olhos por alguns segundos.
Mas o médico afirma que essa síndrome não causa danos maiores para os olhos. O médico recomenda que, a cada 2 horas em frente ao computador, a pessoa deixe de usar o equipamento entre 10 e 15 minutos. O usuário também deve lembrar-se de piscar mais. Lopes comenta que, em média, nós piscamos cerca de 20 vezes por minuto, mas, no computador, piscamos menos.

O oftalmologista lembra que outras situações também podem provocar esta síndrome, como ler um livro e dirigir na estrada. “São situações em que a pessoa pisca menos”, conta.
Para aqueles que trabalham usando o computador em ambiente fechado com ar-condicionado, a situação pode se agravar, aumentando o ressecamento. De acordo com Lopes, o aparelho de ar-condicionado filtra a umidade do ar. “Se a umidade está baixa, piora. Pode perceber que se é um dia chuvoso, alivia a sensação de ressecamento”.
Para aqueles que puderem, a sugestão é diminuir o tempo de uso do computador e trocar o ar-condicionado por uma sala arejada naturalmente. “Dando os intervalos, além de beneficiar os olhos, a pessoa vai fazer movimento, alongar os braços, pescoço, acaba evitando outras lesões, como a LER (Lesão por Esforços Repetitivos)”, completa. Se o ressecamento estiver aliado a outras doenças nos olhos, pode provocar lesões.
Olho seco
O médico recomenda que é fundamental sempre procurar por ajuda de um especialista. Muitas pessoas podem confundir a Síndrome do Uso Excessivo do Computador com a doença do Olho Seco. Segundo Lopes, são duas situações diferentes, e neste segundo caso, a doença pode agravar a saúde dos olhos. Como ele explica, nós temos uma quantidade de produção de lágrimas. Quem tem a doença do Olho Seco, as glândulas produzem pouca lágrima ou uma lágrima de baixa qualidade. “A lágrima não é só água. Tem proteína, sais minerais, antibióticos naturais e gordura para lubrificar os olhos. Com essa deficiência, lesões podem acontecer, independente se usa ou não o computador".

Lopes argumenta que todos devem procurar o oftalmologista, pelo menos, uma vez por ano e que todas as crianças devem passar pelo médico até os quatro anos de idade. “Mesmo que os pais achem que está tudo bem, é ideal fazer exames para um possível diagnóstico precoce”.
O médico também lembra que colírio só deve ser adquirido com receita médica. “Isso é um medicamento. Tem várias fórmulas de colírios para cada situação”, conta. Até umedecer os olhos com água de torneira não é bom, segundo ele, pois tem muito produto químico na água e, também, bactérias.

Fonte: G1 GLOBO