quarta-feira, 9 de maio de 2012

Teste do olhinho



bebes_recados_para_orkut_imagens2.jpg



Por Dr. Fumagalli

Desenvolvimento da visão

A visão se desenvolve 90% durante os dois primeiros anos de vida. Portanto, é durante esta fase que a criança aprende a fixar, a movimentar os olhos de maneira conjunta, a perceber profundidade.
Toda e qualquer alteração durante esta fase que não tenha sido corrigida pode acarretar prejuízos na visão para o resto da vida. Além disso, o desenvolvimento motor da criança durante o primeiro ano de vida é diretamente relacionado a sua capacidade visual.O que muitas vezes parece ser um atraso de desenvolvimento pode, na verdade, ser deficiência visual, facilmente diagnosticada e, na maioria das vezes tratada. Os outros 10% do desenvolvimento visual ocorrem até 7-9 anos de idade.
Oitenta por cento da cegueira mundial poderia ser evitada, sendo 60% curável e 20 % preveníveis. Estimase que existam 400000 crianças cegas no mundo, sendo que 94% delas encontram-se nos " países em desenvolvimento". Aproximadamente , uma criança fica cega a cada minuto no planeta. Devido à alta expectativa de vida de uma criança cega, atualmente, a cegueira infantil é responsável por 30% do total de gastos com cegueira no mundo. No Brasil, estima-se que existam entre 2500 a 30000 crianças cegas, aproximadamente 150 a 180 crianças cegas para cada milhão de habitantes, e 600 a 720 crianças com visão subnormal para cada milhão de habitantes.

Exame ocular

O exame dos olhos e da visão são essenciais para a detecção de condições que resultam em cegueira, que significam sérias doenças sistêmicas, levam a problemas no rendimento escolar, ou na pior das hipóteses, ameaçam  a vida de uma criança. Através de um exame cuidadoso dos olhos, anormalidades retinianas, catarata, glaucoma, retinoblastoma, estrabismo e desordens neurológicas podem ser identificadas, e o pronto tratamento destas condições podem salvar a visão ou mesmo a vida de uma criança.

Teste do reflexo vermelho-" Teste do Olhinho"

O teste do reflexo vermelho é baseado no mesmo fenômeno que se observa quando se fotografa alguma pessoa, e a pupila fica vermelha. Entretanto, ao invés de se utilizar uma máquina fotográfica, se utiliza outro equipamento chamado oftalmoscópio direto. Este aparelho permite ao médico que realiza o exame obervar um reflexo avermelhado na pupila. Quando isto ocorre, significa que o exame está normal. Ou seja não existe nenhum obstáculo a luz que penetra no olho: os meios estão transparentes.
Entretanto, na presença de doenças oculares, como catarata, opacidades de córnea, retinoblastoma entre outras, este reflexo estará diminuído ou abolido. É um teste indolor, já que o médico examinador observa cada olho individualmente com o auxílio do oftalmoscópio direto há uma distância aproximada de 30-45 cm.