terça-feira, 8 de maio de 2012

Óculos de Sol, proteção em qualquer estação do ano!

                                                                        Uso-corretos-de-oculos-de-Sol.jpg
Por Geórgia Maria
Quem acha que no inverno não é preciso usar óculos de sol está bem enganado. O sol no inverno parece mais fraco do que o sol de verão, mas não é não. Essa é uma boa hora para se comprar óculos escuros, ainda mais com lojas em promoção no meio do ano e a procura menor. Mas antes de sair gastando, aprenda como se compra óculos de sol e para que ele serve.
Em primeiro lugar, o uso é para qualquer um, independente de raça, cor, idade, nos dias de hoje, até crianças usam. Pessoas claras, com olhos claros, têm muito mais necessidade de proteção contra a incidência de raios solares. No Brasil, como temos a presença do sol mesmo nos dias de inverno, a proteção se torna ainda mais necessária, porque os raios solares UVA e UVB podem danificar a retina. Ou seja, os óculos escuros não são só um enfeite para o rosto. Óculos de sol são protetores para a nossa visão.
Por isso é tão importante atentar para a qualidade dos óculos, e em especial das lentes. Felizmente nós podemos comprar óculos com uma boa proteção, por um preço camarada. Os óculos famosos são caros, porque a grande maioria é importada o que sobretaxa seu preço. Mas temos nacionais tão bons quanto.
Escolhem-se os óculos pelo formato do rosto, idade, cor da pele, cabelo. As opções são inúmeras tanto em formatos quanto em modelos e cores. Claro que cada um tem um gosto, algumas pessoas têm vários, mas se você quer investir num só, melhor gastar um pouquinho mais e comprar um de melhor qualidade, porque tudo nele vai durar mais.
Lembre-se que ele tem que harmonizar com seu rosto. Não adianta gastar uma fortuna e ficar uma porcaria. Para cada tom de pele existem igualmente armações mais indicadas. Se a sua tez é pálida experimente armações mais discretas ou com um toque de rosa ou âmbar. Padrões tipo tartaruga ficam bem a quem tem pele clara e também as armações azuis ou verdes claras tendem a dar cor às bochechas. A pele mais morena fica favorecida com armações douradas ou metalizada. As armações na cor bronze ficam igualmente bem, já o preto pode resultar demasiado pesado em rostos bronzeados.
Para o dia a dia, não compre óculos esportivos, só se você for atleta: falo do tipo espelhado, para quem fica na praia jogando vôlei ou para quem esquia. Fora isso, os óculos espelhados não estão na moda a algum tempo. Para usar todo dia, escolha modelos clássicos, que não saem de moda, ou modelos revisitados, que parecem modelos clássicos com notas de atualidade. Por exemplo, o velho Ray Ban, modelo aviador, é um dos mais copiados e atualizados e combina muito bem para o dia a dia, um passeio, trabalho. Uns odeiam, outros acham que fica com ar retrô, mas se você for comprar, continua lá, caro e com mercado. Depende muito do seu gosto.
Mas não combina com qualquer rosto não. Funciona bem em rostos semi-ovais ou alongados, quando é mais largo na parte superior e afina no queixo.
Sabe aqueles óculos de armação quadrada? Perfeito para rosto redondo, não importa se as lentes forem médias ou grandes, porém nunca use lentes pequenas, seu rosto irá parecer muito mais redondo. As melhores armações são as quadradas porque as linhas retas criam a ilusão de que o rosto é mais anguloso
Rosto quadrado? Armações com lentes redondas ou ovaladas sempre cairão bem. Se quiser usar os quadrados, procure com cantos arredondados, para suavizar o formato do rosto.
Rosto triangular, armações grandes, em tons degrades.
Rosto Oval? Sortudo (a), vai bem com qualquer modelo.
Agora, tem um detalhe que muitos não percebem. Sabe a lateral dos óculos? Tem que acabar junto com o rosto, se fica menor, parece que você comprou os óculos na baciada de criança, fica horrível. Óculos menor ou muito maior que o rosto nunca!
Saibam que as lentes que mais protegem são as escuras. Lentes rosas ou beges não protegem nada, ainda mais se você tiver olhos claros, são mais para compor visuais de moda mesmo.
Sobre detalhes. Eu abomino detalhes que não tem nada a ver com óculos. Se você não tem dinheiro sobrando, quanto mais simples a armação, melhor, neutra é a palavra chave. Aqueles óculos com detalhes imensos de metal, para homens, são terríveis, já vi alguns em bronze. Mas é fácil decidir. Olhe uma loja com armações originais e veja como as grifes famosas confeccionam seus óculos. Aí, vá onde você pode comprar e veja um modelo o mais parecido e neutro, sempre com lentes de qualidade para sua proteção. Se a grana só der para um óculos, não compre coloridos, com muitos detalhes, compre um bem neutro, com armação metálica ou em fibra ou acetato, lisos, não tem erro.

Fonte: http://www.sexoerelacionamentos.com.br/index.php/ser-sec/sec-estilo/375-oculos-de-sol-protecao-tambem-no-inverno