quarta-feira, 2 de maio de 2012

Conheça a Fundação Dorina Nowill

Marcia Kretzer




Conheça a Fundação Dorina Nowill
A Fundação Dorina Nowill trabalha com a inclusão de deficientes visuais por meio da educação e cultura, traduzindo textos para o braille, entre outros serviços que ajudam aqueles que possuem deficiência visual. Conheça um pouco mais da Fundação, na entrevista com Márcia Kretzer, coordenadora da reabilitação da Fundação Dorina Nowill.

1 - Desde quando a fundação Dorina Nowill existe, e atualmente tem contato com quantas bibliotecas e escolas para a inclusão de deficientes visuais?

A Fundação Dorina Nowill para Cegos há 64 anos facilita a inclusão social de crianças, jovens e adultos cegos ou com baixa visão, por meio de reabilitação, e produção de livros e revistas acessíveis que permite às pessoas com deficiência visual acesso ao mundo do conhecimento e da informação. Com a maior imprensa braille da América Latina, a instituição tem capacidade para impressão de mais 45 milhões de páginas braille por ano. A Fundação Dorina Nowill produz livros didáticos, literatura e best-sellers. Em 2009 a instituição produziu mais de 55 mil livros acessíveis distribuídos diretamente para os deficientes visuais e para cerca de 1400 escolas, bibliotecas, entidades e organizações que atendem os deficientes visuais.

2 - A Fundação Dorina Nowill também possui programas de atendimento especializado. Quais são esses programas e como eles funcionam?

Os programas de Atendimento Especializado da Fundação Dorina Nowill para Cegos são gratuitos e têm como objetivo oferecer ao deficiente visual de todas as faixas etárias, tratamento adequado às suas necessidades, proporcionando condições para um desenvolvimento pleno, de acordo com seu potencial individual e condições sociais, educacionais e econômicas, visando sua inclusão social.

O trabalho é desenvolvido com equipe interdisciplinar composta por profissionais das áreas de: Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Fisioterapia, Professores de Orientação e Mobilidade, Terapia Ocupacional, Ortóptica e Oftalmologia.

A Fundação Dorina desenvolve os programas:
- EDUCAÇÃO ESPECIAL - 0 a 17 anos

Oferece condições favoráveis ao processo de desenvolvimento das crianças com deficiência visual de 0 a 17 anos, incentivando sua aprendizagem e adaptação social por intermédio de atendimento direto, orientação à família e a escola.

- REABILITAÇÃO - a partir de 18 anos

Oferece à pessoa com deficiência visual procedimentos para favorecer o seu desenvolvimento pessoal e funcional, propiciando condições de autonomia e independência, com vistas à inclusão social. Possibilita às pessoas com deficiência visual um nível funcional adequado do ponto de vista físico, psíquico e social.

- CLÍNICA DE VISÃO SUBNORMAL - todas às idades

Atende pessoas com baixa visão de todas as faixas etárias. Esclarece o cliente e sua família de modo mais detalhado acerca das condições visuais da pessoa com deficiência visual.

3 - Também são disponibilizados cursos para os deficientes visuais? Quais?

Sim realiza. São ações que surgem de múltiplas iniciativas e fazem do convívio em sociedade um exercício importante da cidadania. Temos curso de informática, fotografia, dança, e outros, que contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades dos participantes.

4 - Quanto a eventos, a fundação já promoveu alguns, ou tem o costume de promover? Quais?

Para aproximar o tema da deficiência visual dos mais diversos públicos da comunidade a Fundação Dorina dissemina conhecimentos. São desenvolvidas atividades com estudantes, professores, médicos e a comunidade em geral abordando segregação e inclusão, além de aspectos emocionais e legais, criando assim uma ampla reflexão sobre o tema da deficiência visual. Promovemos encontros, seminários, palestras e participamos de feiras. Promovemos ações de acessibilidade, palestras sobre comportamento e estamos sempre nos fazemos presentes na Bienal do Livro de SP, para mostrar que os deficientes visuais também gostam de ler.

5 - A Fundação Dorina Nowill também presta serviços para empresas. Quais empresas?

Além de responsabilidade social, investir em acessibilidade e produtos diferenciados pode ser um ótimo negócio. Prova disto é que em 2009 as prestações de serviço às empresas e a comunidade tiveram grande destaque na sustentabilidade da instituição. Foram mais de 90 mil exemplares braille, falado e digital de boletins informativos, revistas, cardápios, catálogos, apostilas, provas, manuais, cartões de visitas e outros materiais que ampliam a acessibilidade dos deficientes visuais nos mais diversos ambientes sociais.

Algumas empresas:

Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A

Banco Santander e Real (Tarfc)

Bradesco - Internet Banking

Burger King - BGK do Brasil S/A

Caixa Econômica Federal

Câmara dos Deputados

Casas Bahias

Editora DCL

Editora Globo

Editora Paulinas

Editora Scipione

Embrapa

Fundação Carlos Chagas

Fundação Editora da Unesp

Habbib's

Hopi Hari

Hospital 9 de Julho

Instituto Pró Livro

Japan Airlines - Japan Airlines International Co. Ltda

Mapfre Seguros

Mcdonald’s

Oceanair

Petrobrás

Pinacoteca de São Paulo

Senai SP

SESI SP

Spoletto

TAM – Linhas Aéreas

6 - De que maneira pode-se cadastrar para colaborar com a fundação?

Para tornar-se um Mantenedor com doações regulares que podem ser realizadas por meio de cartões de crédito ou boletos bancários entre em contato pelo telefone (11) 5087-0961, ou mande um e-mail para mantenedor@fundacaodorina.org.br

Doações por meio da Lei Federal de Incentivos à Cultura e de projetos do Fundo Municipal de Assistência a Criança e ao Adolescente da cidade de São Paulo.

Entre em contato pelo telefone (11) 5087-0983 ou pelo e-mail pronac@fundacaodorina.org.br.

7 - Que funções são disponíveis para colaborar com a Fundação Dorina Nowill na inclusão social de deficientes visuais?

Desde o início, a Fundação Dorina é um elo entre as pessoas que desejam colocar suas habilidades e seu tempo à disposição de uma sociedade mais justa para todos. Os voluntários podem atuar na revisão/editorial de livros em braille, na biblioteca, nas aulas de informática, no bazar de novos e usados, nos eventos. É o apoio dos voluntátios que ajudam a instituição a distribuir produtos e oferecer serviços de qualidade facilitando a inclusão social dos deficientes visuais.

8 - O que a Fundação Dorina Nowill tem como planos para o ano de 2010?

Ao longo de seus 64 anos a Fundação Dorina Nowill para Cegos sempre teve como fio condutor a busca do desenvolvimento das pessoas cegas e com baixa visão por meio de produtos e serviços especializados, não só sob a vertente social mas também educacional, cultural e do potencial de cada cidadão.

Tão importante quanto o apoio interdisciplinar disponibilizado na Fundação Dorina Nowill para Cegos é a oferta de novas tecnologias. Neste sentido, a instituição tornou-se pioneira na América Latina ao produzir e distribuir, desde 2007, livros digitais acessíveis, atendendo a necessidade dos deficientes visuais em continuar seus estudos e pesquisas.

Fonte: http://www.drvisao.com.br/entrevistas/38-Conheca-a-Fundacao-Dorina-Nowill