sexta-feira, 27 de abril de 2012

Projeto cão guia saiba como ajudar.



O projeto Cão Guia Brasil tem como objetivos: treinar cães para guiar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão; facilitar o acesso das pessoas com deficiência visual à parceria com um Cão Guia; formar novos treinadores e instrutores de Cães Guias; preparar a sociedade para receber esta nova realidade através de Palestra e Workshops em Congressos, Empresas e Instituições de ensino Fundamental, Médio e Superior, Públicas ou Privadas.
Através da execução do projeto Cão Guia Brasil pretende-se propiciar a inclusão social do indivíduo com deficiência visual e a consequente melhoria da qualidade de vida da população atendida.
No Brasil, o número de cães guias é ínfimo diante do universo de pessoas que poderiam ser beneficiadas. O CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia - revelou que existem aproximadamente 5.400.000 (cinco milhões e quatrocentas mil) pessoas com deficiência visual (pessoas cegas ou de baixa visão) em nosso país, considerando-se uma população de 191.000.000 (cento noventa e um milhões) de habitantes (IBGE 2009). Enquanto isso, há 2000 pessoas na fila de espera para obter um cão guia, com cujo auxílio apenas cerca de 70 pessoas podem contar atualmente. Precisamos mudar essa realidade.
Pelo apelo social do projeto que não acarreta nenhum ônus às pessoas beneficiadas, algumas empresas privadas aderiram a esse ideal, proporcionando a entrega de 2 (dois) cães, em 2007 e 2008, e o adestramento de outros dois que já se encontram em fase de socialização, com previsão de entrega para meados de 2010.
Com a ajuda de todos, empresas públicas e privadas, pessoas físicas, todos que estejam dispostos a colaborar para o crescimento dessas ações, temos certeza de que, ao final da terceira década, teremos transformado significativamente a vida de muitas pessoas com deficiência visual, assim como todo o espaço social a sua volta.