quinta-feira, 5 de abril de 2012

O que é o Glaucoma?



O que é o Glaucoma?

Glaucoma é uma doença que ocorre nos olhos.
Ela Surge quando a pressão dentro do olho está aumentada. Essa pressão pode afetar o nervo óptico e causar cegueira. Há Vários tipos de Glaucoma, sendo o mais comum o crônico simples.

Qual é a causa do Glaucoma?

Dentro dos olhos circula um líquido chamado “humor aquoso”, que é produzido dentro do olhos, circula internamente e depois é drenado. O humor aquoso é muito importante para nutrir e manter as estruturas dos olhos. Quando há dificuldade no escoamento a pressão intra ocular aumenta de forma progressiva, causando lesão do nervo óptico, o que pode levar a cegueira.

Quais são os sintomas?

No início da doença, geralmente o paciente não sente nada nos olhos e sua visão é normal. Na maioria dos casos, o glaucoma progride lentamente sem que o paciente se dê conta da perda gradual da visão lateral. Alguns raros pacientes poderão ter sintomas oculares não bem definidos, como dor nos olhos ou ao redor deles e alteração da visão, como halos coloridos.

Quais pessoas têm maior tendência a apresentar a doença? ( Grupos de risco)

O risco de ter glaucoma aumenta com a idade, sendo mais comum após os 40 anos.
Além disso, pessoas com casos de glaucoma na família têm risco maior de apresentar a doença. Portanto, os adultos com história familiar de glaucoma devem ser examinados periodicamente pelo oftalmologista. Ainda deve-se considerar que pessoas da raça negra têm maior predisposição ( quatro vezes mais) de ser afetadas pela doença em relação às da raça branca.
Glaucoma têm tratamento?

O tratamento se faz de três maneiras: com medicamentos, laser ou cirurgia.
Geralmente, o tratamento inicial, e o mais freqüente, se faz com medicamentos ( colírios).
Há vários tipos de colírios no mercado, com diferentes mecanismos de ação.
Infelizmente, alguns apresentam efeitos colaterais locais ou gerais.
Apenas o oftalmologista será capaz de indicar e orientar o uso mais adequado desses medicamentos, seja de modo isolado, seja em associação.

Como agem os medicamentos?

A principal finalidade do uso de medicamentos é reduzir a pressão intra-ocular, seja para diminuir a produção do humor aquoso, seja para aumentar a saída desse líquido do olho.
Dessa forma haverá proteção do nervo óptico e, em conseqüência, a manutenção da visão do paciente.

Cuidados e recomendações no tratamento do Glaucoma.

- Use os medicamentos de acordo com a orientação do seu médico oftalmologista.
- Quando usar o medicamento, não toque a ponta do frasco do colírio nas pálpebras ou nos olhos, para evitar a contaminação do remédio.
- Para que o efeito do remédio seja maior e fique restrito ao olho, comprima o canto dos olhos ( próximo ao nariz) após pingar o colírio e/ ou mantenha os olhos fechados suavemente durante três minutos.
- Procure adaptar o horário do medicamento prescrito pelo médico à sua rotina diária, pois assim não esquecerá da hora de usar o colírio.
- Não pare de usar a medicação sem ordem do seu médico.
- Comunique seu médico, se qualquer efeito colateral ocorrer durante o uso da medicação antiglaucoma.
- Recomende a todos os adultos da família portadora de glaucoma, inclusive primos e tios, que façam exames oftalmológicos periódicos, pois já sabemos que o glaucoma é uma doença hereditária.

Fonte: Pfizer Oftalmologia http://www.pfizer.com.br/