quinta-feira, 5 de julho de 2012

Inverno requer mais atenção a saúde dos olhos

Médicos dão dicas simples e eficientes para evitar doenças oftalmológicas; manter os óculos de graus limpos e o ambiente arejado pode prevenir as enfermidades mais comuns.
Temperaturas baixas, tempo seco e ar poluído. Esta combinação faz com que o inverno seja a estação mais propícia para o surgimento de doenças oftalmológicas como síndrome do olho seco e conjutivite alérgica. “Mas, com alguns cuidados simples é possível prevenir os olhos de lesões e contaminações”, afirma o médico Marcello Colombo Barboza, especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Segundo Marcello, é aconselhável manter o ambiente arejado, livre de poeira e umedecido. “O ideal é evitar o abuso de climatizadores e aquecedores. Ao climatizar o ambiente aumentando a temperatura, se reduz também a umidade, o que pode causar desconforto nas vias respiratórias e na mucosa ocular com ressecamento dos olhos e vermelhidão”, explica.
Para deixar o local mais úmido são indicadas bacias de água no quarto e toalhas umedecidas. A umidade do ar deve permanecer em torno de 30 a 60%. Lavar as mãos com freqüência e evitar coçar os olhos também ajuda a mantê-los saudáveis.

Fonte:http://www.portaldaoftalmologia.com.br/site/site2010/index.phpoption=com_content&view=article&id=1252:inverno-requer-mais-atencao-com-a-saude-dos-olhos&catid=41:noticias&Itemid=77