terça-feira, 26 de junho de 2012

A visão e o desequilíbrio hormonal

Poucos sabem, mas o índice de refração pode ser influenciado por alterações hormonais, comuns principalmente na gravidez. As mudanças podem causar queda na qualidade da visão ou complicações com sequelas graves. O acompnahamento médico em períodos de alteração hormonal, portanto, é essencial. Em entrevista concedida à Linha Médica, Denise Fornazari, coordenadora do Núcleo de Prevenção à Cegueira da Unicamp, comenta o assunto. Além da atenção redobrada durante a gravidez, a especialista recomenda cuidados a pacientes com diabetes, e fala sobre como as lentes fotossensíveis podem contribuir nesses casos.

Por que fatores hormonais como a Gravidez, modificam o índice de refração?
As alterações hormonais que oorrem nagravidez, no peíodo de lactação, podem modificar o mecanismo de acomodação do cristalino e provocar algumas mudanças não significativas na refração. Por essa razão, não recomendamos a troca de óculos nesse período, a menos que seja absolutamente necessário. Essas alterações regridem após o parto e são consideradas fisiológicas.

É comum pacientes apresentarem esse tipo de modificação por fatores hormonais?
Sim, principalmente pacientes diabéticos. Com a alteração na produção do hormônio insulina, pode haver modificações reversíveis na refração quando a glicemia está alterada. Muitas vezes os pacientes percebem que estão com as taxas de açúcar elevadas pelas alterações da visão.

Como fatores hormonais interferem na qualidade da visão?
Podem prejudicar quando há alterações patológicas, como a eclampsia e pré-eclampsia, ou doenças vasculares oclusivas. Em mulheres grávidas, há a possibilidade de repercussõies visuais que vão desde queixas ligeiras até perdas graves de visão. A recuperação pode ser completa ou podem persistir sequelas, gerando um déficit visual grave. Após o parto, há sempre uma melhora rápida das lesões.

Você indica lentes fotossensíveis, como as produzidas pela Trasitions, a pacientes com esse tipo de alteração hormonal?
Lentes fotossensíveis sempre representam uma boa opção a pessoas com sensibilidade à luz, independente da idade ou da condição associada. Quando há lterações da córnea, essas lentes podem diminuir os efeitos dessa sensibilidade e contribuir de forma positiva.

Doenças oculares pré-existentes podem ser influenciadas por fatores hormonais?
Na gravidez, o curso de algumas doenças oculares pode ser alterado, a exemplo da retinopatia diabética. No caso do diabetes, por exemplo, essa mudança hormonal pode causar alterações no fundo do olho e complicações como hemorragias e vazamentos, fatores que levam à perda da visão. Pacientes diabéticas, principalmente grávidas devem manter acompanhamento para prevenir, diagnosticar precocemente e tratar qualquer alteração no fundo do olho e com isso diminuir a chance de sequelas na visão.

É possível se prevenir desse tipo de complicações? Como?
O pré-natal adequado e a visita ao oftalmologista são as melhores formas de prevenção. Mulheres grávidas que já têm doenças oculares devem ficar atentas.

Fonte: Revisa Linha Médica- Junho de 2012 - Edição nº 37 p.6