quinta-feira, 14 de junho de 2012

Doenças nos olhos como catarata e pterígio são corrigidas com cirurgia

Oftalmologistas explicam o que são esses problemas e como é a operação.
Após o programa, às 11h05, haverá um chat ao vivo sobre a saúde ocular.

Apesar de ter um nome estranho, o “pterígio” é uma doença ocular que acontece em países tropicais como o Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.
Escolher bem os óculos de sol pode ajudar a prevenir o problema, que provoca uma espécie de pele sobre o canto dos olhos.
Consultar um médico pelo menos uma vez por ano é uma ótima forma de evitar pterígio e também catarata. Se você tiver mais de 60 anos, preste atenção em uma eventual perda de visão. Se a sua troca dos óculos não surtir efeito, pode ser sinal de catarata. Além disso, não use colírios com corticoides sem prescrição.




Segundo os oftalmologistas Samir Bechara e Fábio Nero, a redução da visão na catarata pode ser mais ou menos profunda, dependendo da opacidade do cristalino. A pessoa percebe uma piora progressiva, como se uma nuvem estivesse cobrindo e embaçando os olhos.
Conforme o cristalino se torna opaco, a luz deixa de entrar e não permite a perfeita formação da imagem na retina, localizada no fundo do olho, como se fosse o filme de uma máquina fotográfica.