sexta-feira, 4 de maio de 2012

Equipe de obra que cuidados devem ter com os olhos?

O uso de óculos de proteção pode evitar lesões e doenças

Reportagem: Gisele Cichinelli

A visão é um dos sentidos mais importantes do corpo humano. Os órgãos da visão, os olhos, por isso, devem ser tratados com muito cuidado, por serem bastante sensíveis. As doenças e acidentes que afetam os olhos podem incapacitar o trabalhador para realizar suas funções. Um descuido com essa área do corpo pode levar a graves conseqüências, entre elas, a cegueira.
Lascas de madeira, ferro, vidro, respingos de argamassa e faíscas que se soltam do esmeril estão entre as principais causas de problemas nos olhos. São conhecidos como acidentes com corpos estranhos. Por isso, o uso dos óculos de proteção é fundamental. Ainda por cima existem as doenças que podem acometer o trabalhador. Medidas de higiene são a melhor maneira de evitar doenças que possam comprometer a saúde dos olhos.
Para prevenir, sempre é bom fazer consultas regulares ao oftalmologista - médico especializado em cuidar dos olhos. Pois além de doenças e acidentes, ele poderá também receitar óculos de grau, quando necessário, ajudando você a enxergar melhor no trabalho.
De acordo com Edgard Macedo, médico oftalmologista do Seconci- SP, os óculos de proteção usados no canteiro podem ter lentes com graduação. "Entretanto, o mais usual, por questões econômicas e de praticidade, é o uso dos dois óculos, o de grau e o de proteção por cima", afirma.

Mantenha a saúde dos olhos





Em caso de alterações na visão ou acidentes, procure imediatamente o oftalmologista. Ele poderá verificar a existência ou não de algum corpo estranho ou de lesões nos olhos.
Submeta-se ao exame de acuidade visual pelo menos uma vez por ano. Com ele, é possível checar a necessidade ou não do uso dos óculos e o grau correto das lentes.


Nunca compre os óculos por conta própria em farmácia e muito menos no camelô. Eles devem ser comprados em farmácia ou óticas especializadas, de acordo com as prescrições da receita médica.
Jamais use os óculos de outras pessoas! Os óculos são objetos de uso individual e, assim como a escova de dente, cada indivíduo deve ter o seu.


DICAS DE HIGIENE


Lave sempre e muito bem as mãos antes de levá-las aos olhos.
Seque-as bem, de preferência com papel toalha.


RISCO DE CEGUEIRA

Mesmo quando prescritos, é comum o funcionário do canteiro não gostar ou não ter o hábito de usar óculos de grau durante suas atividades. Essa negligência é uma das principais causas de um problema chamado vício de refração. "Ele ocorre quando o uso dos óculos é necessário, mas a pessoa se recusa a usá-los ou os usam com o grau incorreto", explica Macedo.
Isso faz com que a pessoa não enxergue bem e pode provocar dores de cabeça e até mesmo enjôo e náuseas.
Outro problema muito comum são as doenças de contato, como a conjuntivite. Ela é causada por vírus ou bactéria. A transmissão é feita pelo contato com a pessoa infectada ou uso de objetos comuns, como óculos de segurança ou da mesma toalha para enxugar o rosto. "Para tratar e evitar o contágio, o trabalhador diagnosticado com conjuntivite tem de ser afastado do trabalho por alguns dias", esclarece a médica oftalmologista Yukiko Yoshida. O tempo de afastamento variará de acordo com a gravidade do quadro clínico.
Há ainda outras doenças, como o glaucoma, que podem levar à cegueira. Ela ocorre quando há um distúrbio no qual a pressão do globo ocular aumenta, o nervo óptico é lesado, causando a perda da visão. Não há como evitá-lo e as causas desse mal são desconhecidas. O ideal é fazer exames periódicos, uma vez ao ano, e consultar um especialista sempre que sentir alguma alteração na visão. Quando tratado no começo, o glaucoma pode ser controlado.
Outra causa de cegueira são os traumas por material perfurante. Para evitá-los, não se esqueça: use os óculos de segurança sempre. Em caso de acidente, procure imediatamente um médico ou um pronto-socorro que tenha o setor de oftalmologia.


CUIDADOS COM CORPOS ESTRANHOS










Use os óculos de proteção sempre. Se houver recomendação médica, use-os juntamente com os óculos de grau.
Outro amigo dos olhos é o protetor facial (máscara). Use-o sempre que for trabalhar na serra de bancada.As lascas de madeira podem atingir os olhos.



ARDOR NOS OLHOS

Um problema popularmente chamado de catarata e que costuma provocar ardor e queimação é o pterígeo, comum em trabalhadores de construção civil. "Os olhos ficam vermelhos e pioram quando expostos ao sol", explica a oftalmologista Yukiko Yoshida. O pterígeo é uma pele da própria conjuntiva, que cresce no branco do olho em direção à pupila. Aparece comumente em pessoas que trabalham em locais com muito sol, vento ou poeira, caso do trabalhador da construção.
O uso de compressa fria pode melhorar os sintomas. O pterígeo pode crescer depressa, mas o mais freqüente é crescer lentamente ou estacionar. Em alguns casos, dependendo da evolução do problema, é recomendada cirurgia para retirá-lo.

USE ÓCULOS DE PROTEÇÃO  



O protetor facial é EPI obrigatório para quem corta ferro com lixadeira. Ele protege os olhos contra as fagulhas provenientes do vergalhão de aço.
Na hora de lixar o concreto, use máscara e óculos com proteção lateral. Isso evita que entrem partículas de pó nos olhos.
Os óculos protetores protegem os olhos dos pedaços de concreto que se soltam durante o trabalho e que podem prejudicar seriamente a visão.


No caso de irritação por algum corpo estranho (cisco, poeira, cal etc.), não coce nem esfregue os olhos. Laveos bem com água corrente. Se o problema persistir, procure um oftalmologista.

O papel toalha deve ser usado para secar a região dos olhos. Evite compartilhar toalhas com os companheiros de trabalho.


Fonte: http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/12/artigo56669-2.asp