quarta-feira, 11 de abril de 2012

O que é um míope, astigmata, hipermetrope e vista cansada?





O que é um míope?

Os míopes enxergam objetos próximos claramente, porém os distantes ficam desfocados. É freqüente esta necessidade passar despercebida nos seus estágios iniciais.
Não consegue ler placas na rua?
Franze os olhos para ver com nitidez ao longe? A criança escreve com o rosto muito próximo do caderno? O rendimento escolar tem sido baixo?


O que é o astigmata?

Quem tem astigmatismo não tem percepção nítida dos contrastes entre as linhas horizontais, verticais e oblíquas. Pode ter outras necessidades visuais como miopia, hipermetropia ou presbiopia ( vista cansada, após os 40 anos).
Há dificuldade em manter a leitura da linha de um texto e confusão ao diferencias símbolos como D do O, ou M do N, bem como 8 do B.

O que é o Hipermetrope?

O hipermetrope tem mais dificuldade em enxergar de perto do que de longe.  O esforço permanente para enxergar bem pode causar desconforto, principalmente ao ler um texto, por exemplo.
Sensação de peso nos olhos, ardor e vermelhidão  podem ser sintomas de hipermetropia.
Não consegue ler de perto nem de longe com nitidez? Os olhos cansam durante a leitura? A criança tem dificuldade em fazer o dever da escola?

 O que é a vista cansada?

A vista cansada ou presbiopia é a redução natural e gradual da visão de perto, que acontece com todas as pessoas a partir dos 40 anos.
A vista cansada ocorre por igual em míopes, astigmatas e hipermetropes. Ou mesmo em quem nunca necessitou de correção visual.
É fácil perceber: afasta o jornal ou cardápio para ler? Precisa de mais luz para ler um livro? Não consegue ler textos com letras menores?


Fonte: WWW. essilor.com.br